Pular para o conteúdo principal

Lancheira

 por Érica Alcântara

19/07/2021

 

Eu nunca gostei de banana na lancheira. Lembro de chegar a hora da merenda em que abria a lancheira como se fosse uma caixa preta, esperando cuidadosamente que o cheiro não escapasse.

Mas o cheiro sempre escapava. Você não pode conter o ar denunciando para toda a turma o que você tem para comer... argh... E a fruta sempre me parecia amarelecida demais e esmigalhada de tanto se debater entre o suco e outro item qualquer.

Tenho certeza, o que mais me incomodava era o cheiro. A banana parecia estar lá dentro desde a era dos dinossauros, pisoteada por todo tipo de tiranos e rexs. E comer aquilo era como comer o que havia sobrado e ninguém queria, nem eu.

Levei anos para fazer as pazes com a banana!!

Eu sonhava com aqueles pãezinhos de leite, as bisnaguinhas “seven boys”! Aquilo para mim era o paraíso das guloseimas. Minha mãe sempre preparava sanduíches com estas bisnaguinhas quando a família inteira viajava do Espírito Santo para Minas.

Me lembro da mamãe me acordar no meio da viagem para tomar um leite quentinho e comer os mini sanduíches em que os pães sempre me pareciam frescos, assim como os frios e a maionese que eram itens que nunca se separavam, tamanho o cuidado com que eram preparados.

Eu adorava ir para Minas só pra comer aqueles lanchinhos!!! E ser acordada para saber se está bem, para ser cuidada e alimentada, as viagens tinham gosto de afeto e minha mãe enfrentava seu medo de deslocamento, redobrando os cuidados com os filhos. Havia tanto amor...

Acho que é também por isso que as bananas amassadas nunca me apeteceram. Ainda hoje acho uma fruta típica de gente preguiçosa e muitas vezes me incluo entre elas, você não precisa de um prato ou uma faca para descascar. A banana se despe sozinha quando começa a se debater em garrafas de suco.

E por não requerer nenhum tipo de esforço, a banana, desde sempre, não me transmitia afeto nenhum.

Photo by Giorgio Trovato on Unsplash


Eu também sonhava com coxinha e salgadinho, essas coisas que entopem as veias e matam as crianças aos poucos, mas que também eram itens que os pais dos meus colegas mandavam e eu achava um luxo. Durante uma parte de minha infância coxinha era coisa de gente rica!

E eu trocaria meu mundo por um mês lanchando só isso, uma coxinha bem gordinha e de massa grossa. Sim, eu amava o gosto da massa fresca, deixando a gente com os dentes sempre carentes de palitos (ou dedos)!

Me lembro do último dia na Escola Brasileira de Educação e Ensino, eu me sentei no banco do pátio e olhei para a escola pela última vez. Eu já sabia que minha memória era muito fragmentada então eu apenas sentei e olhei, me prometendo secretamente que nunca esqueceria daquele lugar.

Ainda não sei se tinha a consciência de como a vida seria diferente a partir dali. Eu sabia que sentiria falta das coxinhas da cantina e a árvore no quintal da escola, aquela frondosa na ala que pertencia apenas aos pequenos. Ela foi a melhor amiga que tive por muito tempo...

Eu também sabia que seria o fim das viagens e das bisnaguinhas de afeto e, de certo modo, senti saudades antes mesmo de perdê-las.

 

Comentários

  1. Também não gostava de banana, mas não tinha lancheira. Acho que não tinham inventado isso! Minha mãe embrulhava no guardanapo e colocava na minha pasta preta, igual aquelas dos representantes comerciais, só que pequenininha. Ali dentro iam os meus cadernos e os livros escolares, além da merenda, é claro.
    Preferia quando minha mãe me dava dinheiro: poderia comer o mingau oferecido na cantina. Como era gostoso e quentinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que eu penso disso...

Postagens mais visitadas deste blog

Até você vir

 Até você vir  O vento era tudo Que ia, que vinha  Até você vir O tempo passava Eu o sentia, lânguido Agora tudo é brisa O tempo desliza Suaves rompantes Coram-me a face Cartas ridículas Cartas eróticas Seu corpo pálido Minha pele morena Seu corpo nu Minha alma despida Érica Alcântara

Isabelense é inocentado após 17 meses de prisão

“A esperança de voltar para minha família me manteve vivo”, disse David João Nunes Inácio por Érica Alcântara David João Nunes Inácio fez questão de começar a sua entrevista na quarta-feira, 23/10, dizendo: “Eu sou isabelense, nasci aqui, trabalhava aqui e não quero deixar esta cidade”. Em abril de 2018 ele foi preso, acusado de participar de um crime que, em dezembro de 2015, ceifou a vida da professora Maria Helena de Oliveira Godoi, assassinada na cidade de Redenção/Pará. Após 541 dias preso, o Juiz de Direito do Pará, em auxílio à Vara Criminal de Redenção, Dr. José Torquato Araújo de Alencar absolveu David de todas as acusações em face da falta de provas. “Não guardo revolta, só a vontade de voltar para minha vida”, diz. O Processo No dia 24/04/2018, David foi preso quando saía do trabalho na Secretaria de Serviços Municipais. Ele ficou preso alguns meses em São Paulo, depois foi transferido para o Pará onde ficou sete meses sem ver a esposa, Luciene Cristina

Sobre a prova de Deus

Setembro de 2004, sentada na varanda de casa reflito sobre Deus.  Mais ainda, penso nas instituições que garantem representá-Lo. Me calo. O Deus por muitas delas defendido é sempre condicionado, por-Tanto, há sempre um preço a pagar.  E o amor nestes termos perde a pureza original, tem preço com QrCode no final. A dura verdade, a verdade mais difícil de digerir é que no fundo-no-fundo não dá para provar a existência de Deus, porque as provas concretas o reduzem a condições limitadas à nossa própria existência. Reduzir o divino é tirar de Deus sua onipotência, é transformar o Criador na própria criatura. Érica Alcântara