Pular para o conteúdo principal

Figa



Ele chegou na cozinha e puxou assunto contando de um debate em família. Debates em grupos de família pelo WhatsApp.
Eu havia acabado de voltar de viagem. Este ano foi o ano que mais fui para casa. Quando soube que minha tia/irmã havia adoecido, eu quis ficar perto, o máximo que podia ficar.

Ele desbloqueou o celular e começou a ler o debate. Eu fiquei ali, parada. A primeira coisa que pensei foi na disputa inteligente para ver quem estava certo, uma necessidade de ser mais poderoso, de argumento. E em outro tempo talvez eu tivesse comentado algo para apimentar a discussão, mas aquilo tudo parecia sem sentido. Eu vi o medo da morte de perto, então, estar certo, ou não, parecia a coisa mais tonta do mundo.

Comecei a pensar na família como grupos de sangue, muitas vezes, de pouca ou nenhuma intimidade. Eu também passei por isso, essa necessidade de estar certo, ou ter o argumento mais forte. Mas a morte muda tudo, ou nos aproxima de vez, ou nos afasta para sempre.
Percebi que passei tanto tempo querendo estar certa, que minha família conhece muito pouco de mim. E por isso, debates assim hoje me parecem tão pequenos. A morte nos arranca as miudezas, essas vaidades infantis que não revelam nada de nós mesmos. Passei a falar mais sobre o que faço, como faço e como me sinto e foi aí que minha tia/irmã, pela primeira vez em mais de 10 anos, me perguntou se eu não me sentia só por viver tão distante.
A intimidade é algo que exige contar detalhes. Sabe os pequenos detalhes? Sentada à mesa, ouvia o debate da família alheia e pensava em contar um pouco sobre o Bruno, o maior amor de minha vida.
Por 14 anos vivi ao lado dele e não houve um dia em que Bruno não falasse um pouco sobre um certo ceticismo que tem diante das pessoas e seus conflitos. Além dos meus irmãos, é a única pessoa que me conhece por inteiro. Intimidade. Apesar de aparentemente bruto, Bruno é emotivo, um poeta amarrotado! Sim, amarrotado, porque apesar de ter o dom para as letras e rimas, ele prefere a filosofia.  

Todas as noites, quando começa a sentir sono, Bruno dobra os dedos e faz figa. Acho que tem uma crença de infância, não me lembro bem e ele sabe que minha memória é essa coisa repartida. Não importa o lugar, a posição, sofá ou colchão. Detalhes. Passei mais de dez anos achando incrível estar ao lado de um homem que dorme todas as noites com a sorte.

Érica Alcântara
14/10/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até você vir

 Até você vir  O vento era tudo Que ia, que vinha  Até você vir O tempo passava Eu o sentia, lânguido Agora tudo é brisa O tempo desliza Suaves rompantes Coram-me a face Cartas ridículas Cartas eróticas Seu corpo pálido Minha pele morena Seu corpo nu Minha alma despida Érica Alcântara

Sobre a prova de Deus

Setembro de 2004, sentada na varanda de casa reflito sobre Deus.  Mais ainda, penso nas instituições que garantem representá-Lo. Me calo. O Deus por muitas delas defendido é sempre condicionado, por-Tanto, há sempre um preço a pagar.  E o amor nestes termos perde a pureza original, tem preço com QrCode no final. A dura verdade, a verdade mais difícil de digerir é que no fundo-no-fundo não dá para provar a existência de Deus, porque as provas concretas o reduzem a condições limitadas à nossa própria existência. Reduzir o divino é tirar de Deus sua onipotência, é transformar o Criador na própria criatura. Érica Alcântara

Isabelense é inocentado após 17 meses de prisão

“A esperança de voltar para minha família me manteve vivo”, disse David João Nunes Inácio por Érica Alcântara David João Nunes Inácio fez questão de começar a sua entrevista na quarta-feira, 23/10, dizendo: “Eu sou isabelense, nasci aqui, trabalhava aqui e não quero deixar esta cidade”. Em abril de 2018 ele foi preso, acusado de participar de um crime que, em dezembro de 2015, ceifou a vida da professora Maria Helena de Oliveira Godoi, assassinada na cidade de Redenção/Pará. Após 541 dias preso, o Juiz de Direito do Pará, em auxílio à Vara Criminal de Redenção, Dr. José Torquato Araújo de Alencar absolveu David de todas as acusações em face da falta de provas. “Não guardo revolta, só a vontade de voltar para minha vida”, diz. O Processo No dia 24/04/2018, David foi preso quando saía do trabalho na Secretaria de Serviços Municipais. Ele ficou preso alguns meses em São Paulo, depois foi transferido para o Pará onde ficou sete meses sem ver a esposa, Luciene Cristina