Vingança

Quando alguém te magoa, você sente vontade de descontar? 
Sabe como é? A cabeça justifica assim: "É bom para a pessoa aprender!"
Sinceramente, suas atitudes têm por objetivo real ensinar alguma coisa para o outro ou lá no fundo você só deseja se vingar? 
- Servir do prato que se come frio. 
A vingança tem um probleminha, ela não resolve nada, nem apaga a mágoa. Pode até promover um prazer sádico momentâneo. Mas a mágoa continua.
Para piorar, se a pessoa atingida adotar as mesmas medidas nasce aí um círculo vicioso, uma troca de mágoas que na prática não acrescenta nada a ninguém.    
O melhor para si mesmo é, diante da possibilidade de fazer o outro viver os problemas que lhe causou, se estiver ao seu alcance, faça diferente.
Cometa mais acertos, não pelo outro, mas por você mesmo.
Quando você repete o erro das pessoas à sua volta apenas para se vingar, muito provavelmente significa que você pouco ou nada aprendeu com a situação que viveu. Então se mantém no mesmo degrau ou escala de evolução do outro.
Agora olha no espelho e pergunta para si mesmo: “Eu posso ser melhor do que tenho sido?”. Se a resposta for sim, então suba mais um degrau em sua escala de evolução e pare de se colocar no mesmo nível de quem só quer promover o mal.
Não estou dizendo que seja fácil promover o bem. Muitas vezes não é. Requer coragem, mas principalmente vontade e a sabedoria de que cada um deve passar por seus próprios abismos.
Além disso, quando você se vinga ou mantém o desejo de se vingar este sentimento mantém você aprisionado a uma espécie de relacionamento doentio, que inevitavelmente pode ser aquilo que o impede de progredir.
Conheço municípios inteiros que pararam no tempo, presos ao passado em decorrência dos relacionamentos infelizes entre os gestores que os dominaram.
Pare de dar ao outro o poder de determinar o princípio motivador de suas ações, a subida para a evolução começa por você, aqui e agora.

Comentários

  1. Quando alguem me magoa eu faço duas coisas, a primeira eu fico triste por ser incapaz de fazer mal a alguem e alguem me faz mal, e a segunda eu apenas apago a pessoa da minha vida, procuro nao ter mais acesso a qualquer tipo de informação ou publicação, eu apenas... esqueço e recomeço de outra maneira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que eu penso disso...

Postagens mais visitadas deste blog

Preta sim, mulata jamais

Um passo de cada vez

Abandonado na UPA