Pular para o conteúdo principal

“A música venceu...”

E de repente, do silêncio vazio que ocupava a sala, eu com o corpo cansado, reencostei as costas na cadeira e de olhos fechados senti quando pela Sala São Paulo se dissipou o som da música de Johann Sebastian Bach. A música adentrou em mim pelos poros e fez das fibras de meu corpo seu próprio pentagrama. E todas as tormentas do dia a dia se dissiparam como poeira em meio a ventania, despertando o que há de mais sublime, acima de todas as palavras, todos os conflitos, como criança que adormece em ventre materno.
Afora de mim, o maestro João Carlos Martins ergue a baqueta direcionando as notas para onde vive a harmonia. Em sua presença todos se sentem em casa e o clássico que antes dormia no passado, como se pertencesse somente aos homens de cabelos raros/claros, faz-se presente com a vivacidade de um adolescente, a força de um rito e o pulsar das paixões mais ardentes.
E com suas mãos, que suportaram todos os desafios, é mais um menino, reinventando a própria estória em cada nota. Violinos, violoncelos, trompetes, oboés e tantos outros instrumentos o seguem. Na platéia todas as idades, toda a gente que é um corpo vivo refletindo o som da orquestra.
Depois da apresentação, já no salão, ele recebe seus convidados. Uma multidão o cerca de sorrisos, até que um mulato corpulento lhe pede uma audiência e reverbera pelo salão alguns versos, acordando toda a gente daquele estado de contemplação e graça.
Eu lhe agradeci por me levar de volta para casa. Não sei ao certo se ele compreendeu o que quis dizer, mas tenho para mim que sim. A boa música nos leva aos recônditos de nós mesmos, e é como reencontrar consigo mesmo depois de uma centena de dias distante, muito longe de casa.
Voltei para Igaratá desejando que todas as pessoas possam sentir o mesmo.
Compreendi de fora para dentro quão nobre é a missão da Fundação Bachiana criada pelo Maestro que, desde 2006, promove a inclusão social por meio da formação de uma consciência musical brasileira.
E para aqueles que acreditam que heróis são homens com super poderes, o artista, que venceu pela música uma estória de tragédia pessoal e traumatismo físico, apresenta ao público sua maior lição, mudar a si mesmo e a sociedade pela cultura é algo que só homens de verdade podem fazer.
Aplaudo de pé e grito BRAVO!!
Coluna Opinião, edição 878, Jornal O Ouvidor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até você vir

 Até você vir  O vento era tudo Que ia, que vinha  Até você vir O tempo passava Eu o sentia, lânguido Agora tudo é brisa O tempo desliza Suaves rompantes Coram-me a face Cartas ridículas Cartas eróticas Seu corpo pálido Minha pele morena Seu corpo nu Minha alma despida Érica Alcântara

Sobre a prova de Deus

Setembro de 2004, sentada na varanda de casa reflito sobre Deus.  Mais ainda, penso nas instituições que garantem representá-Lo. Me calo. O Deus por muitas delas defendido é sempre condicionado, por-Tanto, há sempre um preço a pagar.  E o amor nestes termos perde a pureza original, tem preço com QrCode no final. A dura verdade, a verdade mais difícil de digerir é que no fundo-no-fundo não dá para provar a existência de Deus, porque as provas concretas o reduzem a condições limitadas à nossa própria existência. Reduzir o divino é tirar de Deus sua onipotência, é transformar o Criador na própria criatura. Érica Alcântara

Isabelense é inocentado após 17 meses de prisão

“A esperança de voltar para minha família me manteve vivo”, disse David João Nunes Inácio por Érica Alcântara David João Nunes Inácio fez questão de começar a sua entrevista na quarta-feira, 23/10, dizendo: “Eu sou isabelense, nasci aqui, trabalhava aqui e não quero deixar esta cidade”. Em abril de 2018 ele foi preso, acusado de participar de um crime que, em dezembro de 2015, ceifou a vida da professora Maria Helena de Oliveira Godoi, assassinada na cidade de Redenção/Pará. Após 541 dias preso, o Juiz de Direito do Pará, em auxílio à Vara Criminal de Redenção, Dr. José Torquato Araújo de Alencar absolveu David de todas as acusações em face da falta de provas. “Não guardo revolta, só a vontade de voltar para minha vida”, diz. O Processo No dia 24/04/2018, David foi preso quando saía do trabalho na Secretaria de Serviços Municipais. Ele ficou preso alguns meses em São Paulo, depois foi transferido para o Pará onde ficou sete meses sem ver a esposa, Luciene Cristina