Pular para o conteúdo principal

Pão e circo


Lula ficou frente à frente com o Juiz Federal Sérgio Moro. É o que mais se fala, se debate, se briga, se ironiza ou se chora nas últimas 72 horas. Não vou julgá-lo, não tenho poderes para isso, mas confesso que me causa certa estranheza alguém que tenta adiar o próprio depoimento, diante do inevitável, diz publicamente que está sempre disposto a falar a verdade.
Agora não há mais o que fazer, é preciso falar. Não há mais como adiar, pois as eleições estão por vir e este é tempo de se expor. Seja como for, a regra é: “Falem mal, mas falem de mim”. Uma coisa é inegável, em ambos os lados há inteligência refinada e retórica apurada e só a história, ou Deus, poderá dizer quem é mesmo o mais próximo da verdade.
Será possível a imparcialidade dos envolvidos no julgamento? Será mesmo que a grande mídia ouve todos os envolvidos?
Fato é que não adianta crucificar um homem e manter tantos ladrões soltos. Lula não inventou a corrupção, mas possivelmente não se manteve ileso a sedução desta cobra. Mas se a justiça quer se mostrar não mais cega e/ou retardatária, seria de bom tom parar de bater com uma mão e acariciar com a outra.
A liberdade de ex-ministro José Dirceu, amoleceu a minha crença em toda a operação e há grande chance de que os tempos sejam os mesmos de César, em que ao povo dá-se apenas pão e circo. E o enfrentamento entre um Juiz e um ex-presidente, não passa de um episódio da próxima temporada.
Nós escolhemos o espetáculo, trocamos os canais, mas geralmente eles falam as mesmas notícias. Como na política, elegemos nossos representantes e eles são aparentemente dominados pelas mesmas mazelas, em que valores tem preço.
“Se você se deixa arrastar pelas pressões da sociedade de consumo, não existe dinheiro que alcance, não tem fim, é infinito”, esta frase é de José Alberto Mujica, ex-presidente do Uruguai que durante todo o seu mandato como Chefe de Estado conservou o mesmo patrimônio que tinha antes de ser eleito.
Um país irmão, colado ao nosso território nacional, mas aparentemente com pessoas tão distintas. Até onde se sabe, Mujica doava 90% de seu salário como presidente a programas sociais e o restante utilizava no tratamento terapêutico de sua irmã.

“Temos de escapar da escravidão que impõe a dependência material, que é uma das coisas que mais roubam tempo na sociedade contemporânea”, defende Mujica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até você vir

 Até você vir  O vento era tudo Que ia, que vinha  Até você vir O tempo passava Eu o sentia, lânguido Agora tudo é brisa O tempo desliza Suaves rompantes Coram-me a face Cartas ridículas Cartas eróticas Seu corpo pálido Minha pele morena Seu corpo nu Minha alma despida Érica Alcântara

Sobre a prova de Deus

Setembro de 2004, sentada na varanda de casa reflito sobre Deus.  Mais ainda, penso nas instituições que garantem representá-Lo. Me calo. O Deus por muitas delas defendido é sempre condicionado, por-Tanto, há sempre um preço a pagar.  E o amor nestes termos perde a pureza original, tem preço com QrCode no final. A dura verdade, a verdade mais difícil de digerir é que no fundo-no-fundo não dá para provar a existência de Deus, porque as provas concretas o reduzem a condições limitadas à nossa própria existência. Reduzir o divino é tirar de Deus sua onipotência, é transformar o Criador na própria criatura. Érica Alcântara

Isabelense é inocentado após 17 meses de prisão

“A esperança de voltar para minha família me manteve vivo”, disse David João Nunes Inácio por Érica Alcântara David João Nunes Inácio fez questão de começar a sua entrevista na quarta-feira, 23/10, dizendo: “Eu sou isabelense, nasci aqui, trabalhava aqui e não quero deixar esta cidade”. Em abril de 2018 ele foi preso, acusado de participar de um crime que, em dezembro de 2015, ceifou a vida da professora Maria Helena de Oliveira Godoi, assassinada na cidade de Redenção/Pará. Após 541 dias preso, o Juiz de Direito do Pará, em auxílio à Vara Criminal de Redenção, Dr. José Torquato Araújo de Alencar absolveu David de todas as acusações em face da falta de provas. “Não guardo revolta, só a vontade de voltar para minha vida”, diz. O Processo No dia 24/04/2018, David foi preso quando saía do trabalho na Secretaria de Serviços Municipais. Ele ficou preso alguns meses em São Paulo, depois foi transferido para o Pará onde ficou sete meses sem ver a esposa, Luciene Cristina