Pular para o conteúdo principal

Mãe: a força que vem do amor

Para uma mãe tudo é novo e todos os dias os filhos a surpreendem. É assim que Mônica Aparecida Pinheiro, 37, descreve a maternidade. Considerada uma super mãe por amigos e parentes, Mônica conta que seu primeiro filho Dênis, hoje com 15 anos, tão logo nasceu precisou ficar internado na UTI por 23 dias: “A gente tem o poder de mudar a história, mas não o destino. Era meu destino ter um filho especial”, diz. 

Embora tenha nascido normal, sem nenhuma alteração aparente, aos quatro meses Mônica percebeu que o desenvolvimento do filho mais novo, Gabriel, hoje com 13 anos, era diferente do mais velho. Após algumas consultas chegou o diagnostico: paralisia cerebral provocada por  uma desconhecida má formação congênita.
Entre sorrisos e olhos esporadicamente repletos de lágrimas, Mônica recorda o momento em que o médico lhe disse que seu filho nunca ia falar, andar ou ter uma vida normal. “Hoje eu entendo que ele não queria me entristecer, queria mesmo era me trazer para a realidade de que, cada descoberta de Gabriel seria uma vitória maior que qualquer outra. Então você pode imaginar quanta emoção senti quando ele falou pela primeira vez, ou perseguiu com o olhar as coisas que desejava, por que até olhar para o sol é uma conquista”, conta.


Dênis, Mônica e Gabriel
No fundo, Mônica entendeu que as limitações de uma criança especial estarão sempre presentes, “mas eu sou mãe e não será uma faculdade de medicina que me dirá que ele jamais conquistará seu espaço no mundo”.

Antes de se mudar para o centro, Mônica morava com a família no Porto Alpina, distante sete quilômetros. Mesmo sem carro, três a quatro vezes na semana ela o levava aos especialistas: fisioterapia, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo entre outros. “Tudo pelo SUS. Tanto aqui, quanto na AACD ele recebe um ótimo tratamento, similar ao oferecido pelos convênios particulares (que também possuem filas), e para fazê-lo, basta persistir”, revela.

Quando Mônica matriculou Gabriel na Emei Carlos Gomes lhe explicaram que não havia profissionais capacitados para dar a atenção que seu filho precisava: “Não tem problema, eu fico com ele. Mas quero que tratem meu filho como uma criança normal, se for necessário chamar atenção chamem, se for preciso colocar de castigo coloquem, por que eu não quero que ele seja privado da educação dentro de uma escola”, lembra.

Um dia disseram a Mônica que se depois de dez anos ele reconhecesse o próprio nome seria extraordinário, “imagine a minha emoção quando, na formatura, ele escreveu na lousa meu nome e o do pai. Se eu não acreditar no meu filho, quem o fará?”.
Para esta super mãe as batalhas que enfrenta não são para benefício de seu filho. Para ela Gabriel é a prova de que as crianças especiais podem ser vistas de modo normal: “É só encarar de frente os desafios, por que dificuldades aparecem todos os dias”.
Mônica diz que o filho mais velho, Denis, é uma inspiração, “Meu anjo da guarda”. Pois qualquer criança poderia se revoltar com as dificuldades que fazem com que os pais dediquem uma atenção diferenciada para o irmão mais novo: “mas Denis nunca se revoltou, ao contrário, nos ajuda a cuidar de Gabriel tratando-o, ao mesmo tempo, como um companheiro”, diz.
Hoje Gabriel cursa a oitava série na E.E. Cel. Benedito Ramos Arantes, coleciona certificados de cursos de informática e Mônica se prepara para a escolha de qual faculdade ele vai querer fazer, ou ETEC: “Pensar no futuro assusta”, revela a Mãe.
Há pouco tempo, entre os tratamentos Gabriel parou de fazer Equoterapia: “Cismou que não queria mais ir...”, depois de uma breve pausa Mônica destaca: “estou aprendendo a respeitar a opinião e a vontade dele, pois já quer fazer suas próprias escolhas”, diz.

 “Não é fácil e nem eu mesma sabia, antes de ser mãe, que tinha essa força. Por que não temos no país uma única cidade preparada para lidar com a inclusão, por isso eu sempre reconheço como o meu marido, Jeovanes Soares de Souza, é maravilhoso, pois com seu trabalho nos dá o conforto que não temos do portão de casa para fora”, revela.
A reportagem pede para fotografar a família unida, sorridente Mônica se levanta do sofá e chama os filhos. Pelo corredor vem feliz apoiando Gabriel que, apesar de todas as previsões contrárias, caminha a seu lado.
Quando questionados sobre uma mensagem que mandariam para as mães de todo o país, Denis diz: “Mãe querida é sempre amada” e Gabriel diz: “Mãe é como mel e é como sal”, curiosamente comparando a maternidade às especiarias que dão sabor a vida.

Publicado no Jornal Ouvidor ed. 973 10/05/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até você vir

 Até você vir  O vento era tudo Que ia, que vinha  Até você vir O tempo passava Eu o sentia, lânguido Agora tudo é brisa O tempo desliza Suaves rompantes Coram-me a face Cartas ridículas Cartas eróticas Seu corpo pálido Minha pele morena Seu corpo nu Minha alma despida Érica Alcântara

Sobre a prova de Deus

Setembro de 2004, sentada na varanda de casa reflito sobre Deus.  Mais ainda, penso nas instituições que garantem representá-Lo. Me calo. O Deus por muitas delas defendido é sempre condicionado, por-Tanto, há sempre um preço a pagar.  E o amor nestes termos perde a pureza original, tem preço com QrCode no final. A dura verdade, a verdade mais difícil de digerir é que no fundo-no-fundo não dá para provar a existência de Deus, porque as provas concretas o reduzem a condições limitadas à nossa própria existência. Reduzir o divino é tirar de Deus sua onipotência, é transformar o Criador na própria criatura. Érica Alcântara

Isabelense é inocentado após 17 meses de prisão

“A esperança de voltar para minha família me manteve vivo”, disse David João Nunes Inácio por Érica Alcântara David João Nunes Inácio fez questão de começar a sua entrevista na quarta-feira, 23/10, dizendo: “Eu sou isabelense, nasci aqui, trabalhava aqui e não quero deixar esta cidade”. Em abril de 2018 ele foi preso, acusado de participar de um crime que, em dezembro de 2015, ceifou a vida da professora Maria Helena de Oliveira Godoi, assassinada na cidade de Redenção/Pará. Após 541 dias preso, o Juiz de Direito do Pará, em auxílio à Vara Criminal de Redenção, Dr. José Torquato Araújo de Alencar absolveu David de todas as acusações em face da falta de provas. “Não guardo revolta, só a vontade de voltar para minha vida”, diz. O Processo No dia 24/04/2018, David foi preso quando saía do trabalho na Secretaria de Serviços Municipais. Ele ficou preso alguns meses em São Paulo, depois foi transferido para o Pará onde ficou sete meses sem ver a esposa, Luciene Cristina